Notícias de saúde

Risco de trombose durante vôos não é apenas pela imobilização, dizem cientistas

21 de março de 2006 (Bibliomed). Há um risco aumentado de trombose venosa após viagens de avião, mas as razões desse aumento ainda não são claras.

Pesquisadores da Academic Medical Center, em associação com cientistas da Leiden University Medical Center, ambas na Holanda, realizaram investigação para verificar se os vôos conduziam a um estado de hipercoagulação (com o favorecimento do aparecimento de coágulos sangüíneos, causadores das tromboses).

Setenta e um voluntários saudáveis participaram do estudo e tiveram seus marcadores de coagulação medidos antes, durante e após um vôo de 8 horas. Os mesmos indivíduos participaram em duas situações de controle (maratona de 8 horas assistindo filmes e durante atividades diárias) para separar o efeito da viagem de avião no sistema de coagulação dos efeitos da imobilização e ritmo circadiano.

Os resultados da pesquisa foram publicados na edição mais recente da revista The Lancet e mostraram que a ativação da coagulação ocorre em alguns indivíduos após um vôo de 8 horas, indicando um mecanismo adicional à imobilização.

Fonte: The Lancet, 2006; 367:832-838.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários