Notícias de saúde

Greenpeace Bloqueia Indústria Processadora de Soja na Grécia

Por Dina Kyriakidou

PSACHNA, Grécia (Reuters) - Ativistas do Greenpeace se acorrentaram aos portões da maior indústria processadora de soja na ilha grega de Eubéia na terça-feira, para protestar contra a importação de sementes transgênicas.

Nove manifestantes bloquearam a entrada da companhia Soya Hellas na região central da ilha, impedindo a entrada e a saída dos caminhões. Eubéia é uma grande ilha ao norte de Atenas com um grande setor industrial.

"Estamos preparados para ficar tanto tempo quanto necessário para intensificar nossa ação e obter a garantia que a companhia vai assegurar alimentos livres de organismos geneticamente modificados", disse o diretor da campanha do Greenpeace na Grécia, Nikos Charalambides.

Um grupo de 17 ativistas gregos e estrangeiros escalou a cerca da indústria e subiu um silo de soja de 23 metros para pendurar um aviso gigante dizendo "Perigo Genético".

O grupo acusa a companhia, maior fornecedora de soja da Grécia, de forçar a aceitação de comida transgênica pelo público. Os ambientalistas se opõe a alimentos e sementes geneticamente modificados dizendo que apresentam riscos para a saúde pública.

Os funcionários da Soya Hellas informaram que a empresa está agindo conforme leis da Grécia e da União Européia que permitem algumas variedades de soja e milho transgênico mas exigem rotulagem clara para todos os produtos que incluírem material alterado geneticamente.

"A companhia não pode controlar unilateralmente o processo internacional ou o comércio", disse à Reuters o gerente da unidade industrial Yannis Pardavellas.

O Greenpeace informou que a maioria dos grãos da Soya Hella foram importados de empresas nos Estados Unidos e Argentina que declararam abertamente que suas sementes são transgênicas.

"Todo o ano, nosso país importa mais de 400 mil toneladas de soja. Cerca de 80 por cento é usada como alimentação animal, principal via de entrada dos transgênicos na cadeia alimentar, e acabam chegando ao nosso prato", disse Charalambides.

Ele informou que o Greenpeace tem feito repetidos esforços para forçar as empresas a responder às questões e exigir o abandono da importação de grãos mas não obteve resultados.

"Vamos embora apenas depois que a Soya Kellas se comprometer publicamente a assegurar produtos livres de organismos geneticamente modificados" disse o ativista do Greenpeace.

O grupo ambientalista também fez campanha contra outras sementes transgênicas na Grécia. A revelação que a semente de algodão tinha sido comprometida por variedades transgênicas levou o ministro da agricultura a anunciar em 7 de agosto a destruição de 9 mil acres da planta.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários