Notícias de saúde

Obesidade duplica o risco de diabetes das crianças

15 de fevereiro de 2006 (Bibliomed). As crianças obesas têm mais que o dobro da possibilidade de desenvolverem diabetes, quando comparadas com crianças não obesas. Isto é o que mostra o novo estudo publicado na edição de fevereiro de 2006 da revista Diabetes Care.

Cerca de três em cada 1000 crianças e jovens com menos de 18 anos, nos Estados Unidos, são portadoras de diabetes. Dados de uma pesquisa nacional que cobriu mais de 102.000 crianças, entrevistadas por telefone com os pais ou guardiões, serviram de base para as novas conclusões. A pesquisa teve o suporte do CDC (Centers for Disease Control) e de outras instituições e agências.

Os investigadores usaram as informações dos responsáveis para calcular o índice de massa corpórea das crianças (IMC), conseguindo determinar quais crianças apresentavam obesidade.

Os pesquisadores se mostram preocupados com uma possível explosão do diabetes nos próximos anos, dado ao aumento da incidência da obesidade entre crianças e adolescentes nos Estados Unidos.

Fonte: Diabetes Care, February 2006; vol 29: pp 420-421.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários