Notícias de saúde

Um bilhão de obesos: mundo acende alerta!

07 de março de 2024 (Bibliomed).Os números da obesidade estão alarmantes. Segundo relatório publicado na revista The Lancet, mais de um bilhão de pessoas vivem com obesidade, entre adultos, adolescentes e crianças.

As taxas de obesidade em crianças e adolescentes quadruplicaram em todo o mundo entre 1990 e 2022, passando de 1,7% para 6,9% para as meninas e de 2,1% para 9,3% para os meninos.

Enquanto isso, as taxas de obesidade em adultos mais do que duplicaram durante o mesmo período, descobriram os investigadores. A obesidade aumentou mais do que o dobro nas mulheres (8,8% para 18,5%) e quase triplicou nos homens (4,8% para 14%).

Estes números superam as previsões feitas pela World Obesity Foundation, que calculou que o número de um milhão de obesos chegaria em 2030. O estudo envolveu mais de 1.500 pesquisadores, que analisaram o índice de massa corporal de mais de 220 milhões de pessoas, representando mais de 190 países.

Existem muitas forças que impulsionam a obesidade em todo o mundo, de acordo com a World Obesity Foundation. Estes incluem genética, biologia, acesso a cuidados de saúde e maior disponibilidade de alimentos ricos em calorias e carentes de nutrientes essenciais.

Em entrevista, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que o estudo destaca a importância de prevenir e controlar a obesidade desde o início da vida até a idade adulta, através de dieta, atividade física e cuidados adequados. Contudo, isso exigirá trabalho dos governos e das comunidades, apoiado por políticas baseadas em evidências da OMS e das agências nacionais de saúde pública.

Fonte: The Lancet. DOI: 10.1016/S2468-2667(23)00033-6.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários