Notícias de saúde

Cientistas Descobrem Novo Composto Anticâncer

Por Todd Zwillich

WASHINGTON (Reuters Health) - Pesquisadores anunciaram a descoberta de um novo composto sintético que pode inibir completamente o crescimento do câncer de pulmão.

Os cientistas demonstraram que o novo composto, chamado M570, previne tumores de pulmão de células pequenas de crescer em ratos. A droga pareceu mais eficaz contra tumores do que a cisplatina, uma das drogas padrão atuais de tratamento, pelo menos em ratos.

"Acredito que temos aqui uma nova molécula surpreendente", disse John M. Stewart no encontro nacional da Sociedade Química Americana.

O M570 é um peptídeo sintético que atua inibindo a ação da bradicinina, um mensageiro que promove inflamação produzido quando o corpo passa apresenta lesão, infecção ou tumores.

Pesquisadores conseguiram deter o crescimento de cânceres de pulmão em células pequenas em ratos de laboratório com "doses extremamente baixas" do composto sintético, disse Stewart.

Os cientistas conseguiram "bloquear completamente" o crescimento do tumor em ratos com doses de M570 tão baixas quanto 5 mg/kg por dia, uma dose "muitas vezes menor" do que aquelas exigidas para terapia com cisplatina, afirmou Stewart, um bioquímico do Centro de Ciências de Saúde da Universidade de Colorado, em Denver.

Os resultados estimularam o Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos a estudar a droga em seu programa de terapêuticas experimentais.

Entretanto, o M570 apresenta um obstáculo em seu desenvolvimento - a maioria dos peptídeos não são eficazes quando tomados via oral, o que significa que injeções devem ser dadas. Por esta razão, normalmente, muitos laboratórios desistem dos peptídeos orais em suas pesquisas e programas de desenvolvimento, afirmou Stewart.

Entretanto, ele acrescentou que sua equipe de pesquisa modificou geneticamente o M570 para resistir a enzimas na boca, de modo que ele ainda é efetivo quando tomado oralmente.

"Temos um composto que está pronto para desenvolvimento comercial se pudermos encontrar uma empresa para isso", disse Stewart.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários