Notícias de saúde

Sistema que Inativa Vírus Passa em Testes de Segurança

CONDORD, Califórnia (Reuters) - A Cerus Corp., empresa que desenvolve produtos para garantir a segurança de bancos de sangue, anunciou na terça-feira que seu sistema de inativação de patógenos - incluindo vírus como o HIV e o vírus da hepatite - em plaquetas sanguíneas apresentou resultados positivos nos testes de segurança.

A tecnologia do sistema utiliza luz ultravioleta para inativar patógenos presentes no sangue, mantendo as propriedades terapêuticas do componente do sangue intactas.

Cerus, em conjunto com seu parceiro de desenvolvimento Baxter Healthcare Corp., disse que os resultados dos ensaios clínicos de fase 3 europeus do Sistema Intercept Platelet (interceptador de plaquetas) dão suporte a planos para entrar com pedido de aprovação reguladora para comercializar o sistema na Europa.

De acordo com a Cerus, os 103 participantes do estudo demonstraram que a performance de plaquetas tratadas foi similar a de plaquetas não-tratadas. Além disso, a dose de contagem de plaquetas por transfusão e o incremento de contagem de plaquetas uma hora após a transfusão estava de acordo com a variação terapêutica típica relatada na literatura médica para plaquetas não-tratadas.

Um porta-voz da Cerus afirmou que a empresa também está desenvolvendo sistemas para inativar patógenos nos outros componentes do sangue - plasma e células vermelhas do sangue.

Cerus e Baxter acrescentaram que estão conduzindo um ensaio clínico de fase 3 com 600 pacientes do sistema de plaqueta nos Estados Unidos, assim como um ensaio de fase 3 do sistema de plasma e ensaios de fase 1 do sistema de células vermelhas do sangue.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários