Notícias de saúde

Osteossarcoma: saiba um pouco mais

24 de novembro de 2005 (Bibliomed). Acaba de falecer o repórter da Rede Globo, Marco Antonio Uchoa, de apenas 36 anos. Segundo divulgado, sua morte foi causada por um osteossarcoma, já vindo ele em tratamento da doença.

O osteossarcoma é o mais comum dos tumores malignos que se originam nos ossos. Tem preferência pelo sexo masculino, e incide, principalmente, em crianças e adultos jovens. O tumor pode ocorrer em qualquer osso ou mesmo em partes moles do organismo, mas, na maioria das vezes, acomete o úmero e a tíbia proximais e o fêmur distal.

A dor e/ou aumento de volume locais são os primeiros sintomas. O diagnóstico precoce é fator importante para o prognóstico e o uso de cirurgias preservadoras do membro.

O osteossarcoma é um tumor agressivo que invade e destrói o osso, chegando a romper a membrana óssea (periósteo) e invade as partes moles adjacentes. Esse tumor dá metástases, preferencialmente, através da corrente sangüínea e para os pulmões. Cerca de 80% dos pacientes já apresentam micrometástases à distância por ocasião do diagnóstico.

A partir da década de 70, o uso da quimioterapia com drogas efetivas no osteossarcoma não-metastático passou a ser um método rotineiro na estratégia do tratamento nos grandes centros especializados. O método é combinado com a realização de cirurgias para a retirada do tumor. O tratamento cirúrgico, quando feito de modo conservador, não mostra resultados muito diferentes em relação à métodos cirúrgicos radicais de amputação, desde que a quimioterapia correta esteja associada. Além disso, a abordagem cirúrgica mais conservadora proporciona a obtenção de uma melhor qualidade de vida ao paciente em tratamento.

A sobrevida a este tumor é variável, dependendo do momento do diagnóstico (com ou sem metástase) e da agressividade do esquema terapêutico de quimioterapia, associado à cirurgia. Os resultados publicados de sobrevida à doença variam na literatura médica disponível.

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários