Notícias de saúde

Apnéia do sono duplica risco de derrame cerebral

18 de novembro de 2005 (Bibliomed). Estudos anteriores sugeriram que a síndrome da apnéia obstrutiva do sono poderia ser um importante fator de risco para a ocorrência de um derrame cerebral (acidente vascular cerebral – AVC). Havia dúvida, entretanto, se haveria a interferência de outros fatores intervenientes como causa destes AVCs.

Em um novo ensaio recém publicado na revista The New England Journal of Medicine, foram analisadas 1.022 pessoas, sendo que 68% delas tinham a síndrome da apnéia obstrutiva do sono. Os indivíduos foram acompanhados por 7 anos.

Nos resultados encontrados, verificou-se que os tipos de apnéia mais grave aumentavam em três vezes a probabilidade de sofrer um AVC. Observou-se ainda que as formas mais comuns de apnéia do sono pelo menos duplicam o risco de acidente vascular cerebral e de morte.

Os especialistas concluíram que a síndrome da apnéia obstrutiva do sono aumenta significativamente o risco de derrame ou morte por qualquer causa, e o aumento é independente de outros fatores de risco, inclusive a hipertensão arterial.

Fonte: NEJM, Volume 353:2034-2041 November 10, 2005

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários