Notícias de saúde

Cientistas reconhecem novas espécies de microorganismos associadas à vaginose bacteriana

14 de novembro de 2005 (Bibliomed). Denomina-se vaginose bacteriana ao desequilíbrio do ecossistema vaginal. Os fatores responsáveis pelo aparecimento do estado de desequilíbrio da flora vaginal não são conhecidos. Acredita-se que, em mulheres suscetíveis, o quadro possa estar relacionado à atividade sexual, situações de stress, etc.

A vaginose bacteriana afeta milhões de mulheres ao redor do mundo e é uma doença associada a diversos problemas de saúde.

Cientistas da Universidade de Washington e do Centro Fred Hutchinson de Pesquisa do Câncer conseguiram mapear geneticamente os microorganismos responsáveis pela vaginose bacteriana em um grupo de 27 mulheres com a doença.

Amostras da secreção vaginal de voluntárias foram submetidas a técnicas laboratoriais de biologia molecular a fim de identificar os organismos presentes nessa secreção.

Segundo artigo que acaba de ser divulgado em recente edição da revista The New England Journal of Medicine, mulheres com vaginose exibem infecções vaginais complexas, das quais participam um grande número de espécies de bactérias que só agora foram reconhecidas.

Fonte: The New England Journal of Medicine. 2005 Nov 3;353(18):1899-911.

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários