Notícias de saúde

Bolhas Combatem Micróbios no Suco de Fruta

Por Keith Mulvihill

WASHINGTON (Reuters Health) - A pasteurização do suco de fruta ajuda a matar as bactérias, tornando a bebida mais segura para o consumo, mas o processo de aquecimento pode fazer o sabor parecer menos com o de um suco de verdade.

Pesquisadores da Universidade da Flórida estão usando dióxido de carbono - gás responsável pelas bolhas nos refrigerantes - como uma forma de livrar a bebida de micróbios prejudiciais e reter seu sabor.

Os resultados da pesquisa estão sendo apresentadas no encontro da American Chemical Society (Sociedade Química Americana).

"Conseguimos atender à exigência da FDA de reduzir (os micróbios prejudiciais) no suco de laranja e de maçã usando dióxido de carbono", disse à Reuters Health Stephen Hill, um pós-graduando. O tratamento com dióxido de carbono parece ser tão efetivo quanto a pasteurização por calor, matando micróbios indesejáveis como Listeria, E.coli e Salmonella.

Os pesquisadores expuseram suco esterilizado e contaminado com micróbios ao dióxido de carbono por cerca de dez minutos e perceberam que as bolhas não davam ao suco o "sabor borbulhante" geralmente associado ao refrigerante. Para ter certeza que o suco não tinha qualquer bolha residual, os pesquisadores realizaram um teste de sabor colocando lado a lado o suco tratado com o dióxido de carbono e pasteurizado por aquecimento.

"O grupo de especialistas não foi capaz de distinguir o suco de laranja tratado com o dióxido de carbono do pasteurizado. O suco de maçã reteve um pouco da carbonação então o grupo pode reconhecer a diferença, mas este problema pode ser facilmente estabilizado", disse Hill.

Quando frutas e vegetais são transformados em suco fresco, bactérias prejudiciais possivelmente presentes podem se tornar parte do produto final. Conforme a FDA (Food and Drug Administration, agência de controle de drogas e medicamentos), cerca de 98 por cento dos sucos nos Estados Unidos é pasteurizado. Os dois por cento restantes vendidos sem pasteurização podem conter bactérias perigosas, passíveis de provocar doenças em algumas pessoas. Em 1998, a FDA requereu que os sucos não pasteurizados tivessem um rótulo.

Conforme o Centers for Disease Control and Prevention (CDC, Centro para Controle e Prevenção de Doenças), aproximadamente 76 mil casos de doença transmitidas por alimentos de todos os tipos ocorrem a cada ano nos Estados Unidos.

A grande maioria dos casos são formas brandas e causam sintomas por apenas um ou dois dias. Alguns casos são muito sérios e o CDC estima que existam 323 mil hospitalizações e 5 mil mortes relacionadas a doença transmitidas por alimentos a cada ano.

Os casos mais severos tendem a ocorrer em pessoas muito idosas e muito jovens, quem têm uma doença que reduz a função do sistema imunológico, e pessoas saudáveis expostas a uma quantidade muito grande de bactérias. As infecções transmitidas por alimentos são geralmente causadas por Campylobacter, Salmonella e E.coli.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários