Notícias de saúde

ONU Conclui que Livre Comércio Impulsionou o Fumo

Por Robert Evans

GENEBRA (Reuters) - O livre comércio global nas duas últimas décadas tornou mais barato e impulsionou o fumo, especialmente em países em desenvolvimento.

A conclusão do relatório "O impacto do liberalização do comércio no consumo do tabaco" publicado pela Organização Mundial de saúde (OMS) e Banco Mundial no início do mês é uma seção do estudo de 500 páginas "Controle do tabaco em países em desenvolvimento" e faz parte da campanha montada pelos dois organismos para convencer governos a trabalhar em conjunto para reduzir o fumo.

O trabalho sugere que a falha é mais dos governos que das regras de abertura do comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC) ou do antecessor, GATT, e que se as regras fossem aplicadas satisfatoriamente pelos produtores domésticos e estrangeiros, os países poderiam reduzir o consumo de cigarro sem sérios riscos de desafios no sistema de disputa determinado pela OMC.

A análise de informações de 42 países demonstra que a liberalização das trocas levou a um aumento do fumo com impacto maior nos países de baixa e média renda. Conforme os autores do relatório, economistas internacionais e médicos pesquisadores, o fato do caso relacionado ao tabaco ser o único a chegar ao GATT e a OMC sugere que as medidas tomadas para proteger a saúde não precisaram entrar em conflito com as regras de trocas globais.

Eles informaram que os governo que justificam restrições comerciais para proteção à saúde da população fizeram pouco para limitar o consumo da produção doméstica de cigarros.

Conforme a OMS, 100 milhões de pessoas morreram durante o século 20 e se as atuais taxas permanecerem, 1 bilhão de pessoas vão morrer pelo fumo ou doenças relacionadas ao fumo no século 21. Segundo o estudo, o tabaco se transformou em uma das maiores causas de mortes no mundo e até 2030 deve matar 10 milhões de pessoas por ano sendo mais de dois terços nos países em desenvolvimento.

O trabalho verificou que a onda de fumo na Ásia, África e América Latina é resultado do fim dos monopólios da manufatura e vendas do tabaco como conseqüência do crescimento da liberalização do comércio na década de oitenta.

Acordos no GATT (sigla para General Agreement on Tariffs and Trade -- Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio) absorvidos pela OMC em 1985 abriram mercados fechados por longo tempo para importações principalmente no Ocidente.

O resultado da competição forçou a queda dos preços, levando cigarros a pessoas pobres e ricas e possibilitando ganhar mais com a maior tolerância ao hábito.

Os Estados Unidos entrou com uma reclamação contra a Tailândia em 1990 e venceu quando uma equipe reguladora foi contra a proibição da importação de cigarros já que só poderia ser justificada se as vendas de tabaco doméstico e importados fossem proibidas.

Conforme o relatório, a decisão significou que as fortes políticas de controle de tabaco para reduzir danos a saúde são consistentes com acordos internacionais de comércio desde que aplicadas de modo não discriminatório.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários