Notícias de saúde
21 de fevereiro de 2005 (Bibliomed). Uma associação entre beber café e a redução no risco de câncer do fígado foi sugerido em estudos em animais, mas evidências epidemiológicas que comprovam tal associação em uma população de alto risco ainda eram escassas.
Agora, pesquisadores japoneses descobriram que o café pode ajudar a prevenir o tipo mais comum de câncer do fígado, o carcinoma hepatocelular. Investigadores do National Cancer Centre de Tóquio analisaram os resultados de um estudo de 10 anos para determinar o efeito de beber café em pessoas com e sem câncer do fígado.
O novo estudo foi publicado na revista Journal of the National Cancer Institute, e envolveu mais de 90 mil pessoas. Verificou-se que as pessoas que beberam de uma a duas xícaras de café por dia tiveram um risco 48 por cento menor de desenvolver o câncer do fígado, e estas taxas atingiram a 52 por cento naqueles que beberam três ou quatro xícaras, e até 76 por cento para os que ingeriram cinco xícaras ou mais por dia.
Os cientistas analisaram 90.000 homens e mulheres de meia-idade para o estudo. Eles suspeitam o efeito protetor contra o câncer do fígado pode ser causado pelo antioxidantes presentes no café.
Fonte: Journal of the National Cancer Institute, Vol. 97, No. 4, 293-300, February 16, 2005
Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.
Veja também