Notícias de saúde

Laboratório Testa Qualidade de Lotes de Contraceptivo nos EUA

Por Lisa Richwine

WASHINGTON (Reuters) - O fabricante do contraceptivo Norplant anunciou na quinta-feira que aconselhou os médicos a parar de implantar alguns kits distribuídos desde outubro do ano passado enquanto testa a qualidade do produto.

O Wyeth-Ayerst Laboratories, uma unidade da American Home Produtcs Corp, também pediu aos clínicos que considerem um método adicional de controle da natalidade para mulheres que podem ter recebido implantes dos oito lotes em questão, distribuídos desde 7 de outubro de 1999 nos EUA.

A companhia informou que não acredita que os kits coloquem as mulheres em risco de ficarem grávidas. Mas funcionários acham que deveriam tomar precauções depois que testes de rotina vieram com baixo, mas aceitável resultado referente à estabilidade da vida útil do produto, disse o porta-voz do Wyeth-Ayerst, Doug Petkus.

A companhia também informou que suspendeu a distribuição do Norplant enquanto realiza os teste. Os resultados devem estar prontos em um ou dois meses.

Foram enviadas cartas na semana passada a cerca de 9 mil profissionais de saúde e grupos de planejamento familiar.

Um porta-voz da Food and Drug Administration (FDA), agência norte-americana de controle de drogas e alimentos, informou que o órgão está revendo a situação. "A FDA está trabalhando com a companhia para verificar se ações adicionais são necessárias", disse o porta-voz.

O sistema Norplant consiste em seis cápsulas do tamanho da cabeça de fósforo que são implantadas embaixo da pele no braço para prevenir a gravidez por cinco anos. O rótulo do produto diz que as taxas de gravidez depois dos cinco anos são cerca de 3,9 por cento.

Os produtos afetados fazem parte dos kits com data de validade que expira em 2004.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários