Notícias de saúde

Estresse no trabalho ligado a quadros de Afasia

08 de Junho de 2004 (Bibliomed). O estresse no trabalho é, entre outros, um dos fatores de risco para o surgimento de uma enfermidade conhecida como afasia, na qual o paciente perde a faculdade de utilizar a linguagem e vê afetada sua comunicação.

"As pessoas submetidas ao estresse crônico no trabalho estão sob uma situação de risco de padecerem do mal da afasia, em qualquer uma de suas formas" declarou a professora Silvia Rubio Bruno, Presidente da Fundação Argentina de Afasiología Charlotte Schwartz.

A afasia é a perda total ou parcial da faculdade de utilizar a linguagem com fins de comunicação, causada por uma lesão geralmente do lado esquerdo do cérebro. Com essa enfermidade, não somente se perde a possibilidade de se comunicar verbalmente, como também por outros meios, tais como escrito, gestos, mímica e gráficos, explica a professora Sílvia.

Com respeito às pessoas que podem sofrer da afasia, a professora afirma que não existe um perfil definido, porém são mais propensas as que sofrem de hipertensão arterial, diabetes, distúrbios cardíacos e aterosclerose. A causa mais freqüente é o acidente vascular cerebral (derrame cerebral), se bem que também ultimamente aumentaram os distúrbios causados pelos traumatismos cranianos secundários aos acidentes de trânsito.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários