Notícias de saúde

Conselho Federal de Medicina preocupado com a saúde do médico brasileiro

13 de Maio de 2004 (Bibliomed). O Conselho Federal de Medicina (CFM) está elaborando um Programa de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida do Médico, visando a prevenção e reabilitação desse profissional.

Segundo o idealizador do Programa, o secretário-geral do CFM, Rubens dos Santos Silva, "o principal objetivo do CFM é fazer com que o médico, que diariamente se preocupa com a saúde dos pacientes, passe a estar atento à sua própria saúde, com prevenção e orientação. Nossa meta é identificar médicos que estejam em situações de risco, visando prestar-lhes a necessária assistência seja com tratamento, prevenção ou reabilitação do colega".

O projeto está em fase de discussão e, para tal, já foram realizadas três reuniões. "Nossa intenção é atuar em âmbito nacional, para que em qualquer lugar do País, o médico necessitado de assistência possa ser alcançado. Em todos os Estados, haverá profissionais e serviços de referência" diz Rubens Santos.

  A comunicação do projeto à classe médica será feita por meio do cadastro nacional de médicos do Conselho Federal de Medicina, além da divulgação de informações na homepage do CFM (www.portalmedico.org.br) e no seu jornal institucional. Além disto, "pretendemos realizar eventos específicos nas escolas de medicina, nas entidades de classe e nas sociedades de especialidades para esclarecer os médicos a respeito do nosso projeto" afirma Rubens Santos.

O Programa em elaboração pelo CFM terá como foco, além dos problemas de dependência química, as questões habituais de saúde, tais como prevenção e acompanhamento de doenças cardiológicas, hipertensão, diabetes e outras. "Apesar de não termos (ainda) estatísticas, os dados de observação e de identificação apontam diabetes, hipertensão, doenças osteo-articulares, quadros depressivos, como doenças muito comuns na classe médica. O Programa se propõe a elaborar estatísticas nesse sentido" afirma o Professor Luiz Salvador de Miranda Sá Júnior, 1° secretário do CFM, consultor do projeto.

Salvador destaca a importância da criação de um programa como este no Brasil "Estivemos - Rubens e eu - recentemente na Argentina, participando de um encontro de Psiquiatria, onde pudemos entrar em contato com várias experiências latinas que visam melhorar a qualidade de vida e a saúde dos médicos. Os profissionais que promovem a saúde e o bem estar da sociedade merecem gozar a vida com boa saúde. Acredito que a adesão ao programa brasileiro será muito grande".

A próxima reunião do Grupo que elabora o Programa de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida do Médico acontece no dia 20/05, na sede da Associação Médica Brasileira, em São Paulo.

Fonte: Conselho Federal de Medicina

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários