Notícias de saúde

Chá Verde Pode Ajudar a Prevenir Câncer de Pele

Por Rachel Brand

CHICAGO (Reuters) - Tomar quatro ou mais xícaras de chá verde por dia pode ajudar a prevenir o câncer de pele e pode ter eficácia similar se adicionado em cremes para pele, afirmaram pesquisadores na segunda-feira.

De acordo com um estudo que resume pesquisas recentes sobre chá verde, a bebida, que é especialmente popular na Ásia, onde o câncer é mais raro do que no ocidente, contém anti-oxidantes que são conhecidos por prevenir o câncer de pele em ratos e podem preveni-lo em seres humanos.

Pesquisas anteriores sugerem que substâncias no chá verde chamadas de polifenóis podem matar células do tumor e podem impedir seu crescimento limitando a propagação de vasos sanguíneos ao seu redor.

"Baseados em modelos epidemiológicos e em ratos, podemos dizer que tomar quatro ou cinco xícaras de chá verde por dia pode ajudar bastante na proteção", disse Santosh Katiyar, da Universidade Case Western Reserve.

Entretanto, ele alertou que o chá verde constitui uma medida preventiva e não a cura do câncer de pele. "Ele é uma prevenção...Enquanto eu tomar o chá, estarei protegido", afirmou Katiyar, que bebe duas xícaras de chá verde por dia.

A folha e o botão da camélia são a base do chá verde e preto. Entretanto, ao contrário do chá preto, que é fermentado, o chá verde é secado imediatamente após a colheita, deixando as folhas com quantidades maiores de polifenóis. De acordo com o estudo, o polifenol mais efetivo é o epigallocatechin gallate (EGCG).

Estudos anteriores em ratos expostos à luz ultravioleta demonstraram que alimentando os animais com chá verde ou aplicando EGCC em suas peles protegia-os da vermelhidão, vesiculação e divisão celular associadas aos estágios iniciais do câncer de pele.

Katiyar afirmou que experimentos recentes revelaram que, quando aplicado à pele humana que foi exposta ao sol, o EGCC preveniu a inflamação e o desenvolvimento dos leucócitos, células brancas do sangue que podem ser um marcador do câncer.

Segundo Katiyar, muitos fabricantes de produtos para pele têm utilizado a pesquisa em ratos para justificar a inclusão de extratos de chá verde em seus produtos para pele. Mas ele desafiou a efetividade destes produtos com adição de chá verde. "É improvável que estes produtos para pele tenham sido testados em ensaios clínicos controlados e a concentração de (compostos polifenólicos) nestes preparados não é uniforme", destacou Katiyar.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários