Notícias de saúde

Falha em período menstrual prediz início da menopausa

29 de Janeiro de 2004 (Bibliomed).A falha em um período menstrual é um melhor preditor da aproximação da menopausa do que a idade da mulher ou se ela tem ondas de calor. A falha de pelo menos 60 dias da ocorrência da menstruação é ainda uma melhor previsão do início da menopausa do que a medida simples dos níveis de hormônios no sangue.

Um novo estudo publicado na semana passada na revista Menopause: The Journal of the North American Menopause Society avaliou mulheres com idades próximas da menopausa e que tiveram falha em um período menstrual no ano anterior. Segundo a pesquisa, é quase certo que estas mulheres entrem na menopausa nos próximos quatro anos após a falha de um período menstrual.

Na pesquisa, investigadores da Columbia University's School of Public Health, acompanharam 326 mulheres com idades entre 44 e 56 anos por aproximadamente cinco anos até que elas atingissem a menopausa ou o estudo fosse finalizado. As mulheres forneceram dados acerca de suas características menstruais e responderão a seis questões sobre a sua variabilidade e fluxo menstrual, com a finalidade de predizer o início da menopausa. O termo "menopausa" foi definido como a ausência de sangramento menstrual por um ano ou mais.

A falha num período menstrual no ano precedente foi associado ao início da menopausa dentro de dois anos em 65% das mulheres e dentro de quatro anos em praticamente 100% delas.

Fonte: Menopause: The Journal of the North American Menopause Society; vol. 11: pp. 40-48.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários