Notícias de saúde

Mulheres americanas fazem mais exames para câncer de mama do que seria necessário

23 de Outubro de 2003 (Bibliomed). As mulheres nos Estados Unidos podem estar sendo submetidas a mais biópsias de nódulos de mama e preocupações do que realmente seria necessário.

Isso é o que revela um artigo publicado ontem na revista JAMA. Os achados deste novo estudo se baseiam em comparações de modo de atuação dos médicos nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Os autores, da Universidade da Califórnia, São Francisco, verificaram que os protocolos de realização de exames de mamografia nos Estados Unidos diferem daqueles do Reino Unido de várias maneiras, incluindo indicações clínicas, idade das mulheres examinadas, intervalos entre exames repetidos, e seguimento de lesões suspeitas.

Buscando comparar as táticas de avaliação populacional com mamografia e os seus resultados, os pesquisadores avaliaram mulheres de mais de 50 anos de idade submetidas a 5 milhões e meio de mamografias entre 1996 e 1999, tanto nos Estados Unidos como no Reino Unido. Um total de 27612 mulheres teve o diagnóstico de câncer de mama.

Os resultados deste estudo indicaram que, apesar de existir uma abordagem mais intervencionista nos Estados Unidos em relação à realização de biópsias e recomendações para avaliação adicional, a incidência de detecção do câncer de mama nos dois países era a mesma.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários