Notícias de saúde

Trauma craniano em crianças vítimas de abuso físico é importante causa de morte

16 de Outubro de 2003 (Bibliomed). A ocorrência de um chamado “Evento Aparentemente Ameaçador para a Vida” (EAAV) se refere à ocorrência súbita de uma anormalidade respiratória, palidez, ou alteração no tônus muscular ou do estado mental em uma criança. Vários pacientes com EAAVs têm como etiologia traumas cranianos originados de abusos físicos.

O problema está se tornando mais agudo na cidade de Nova Iorque, onde, apesar de um orçamento anual de 2 bilhões de dólares destinado à proteção infantil, mais e mais crianças continuam a sofrer abusos físicos. Para examinar as possíveis causas de EAAVs e a sua freqüência relativa, pesquisadores do New York Medical College analisaram prospectivamente 243 crianças atendidas sucessivamente, com menos de 12 meses de idade, admitidas em um centro médico universitário para avaliação de um EAAV durante um intervalo de 32 meses.

O estudo, publicado esta semana na revista Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine concluiu que uma grande porcentagem de casos de EAAV é causada por trauma craniano resultante de abuso infantil, e que todos os médicos devem ter um alto índice de suspeição para espancamento infantil ao abordarem uma criança com um quadro de EAAV.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários