Notícias de saúde

Crianças com peso muito grande ou muito baixo ao nascimento sob maior risco de paralisia cerebral

06 de Outubro de 2003 (Bibliomed). A paralisia cerebral (PC) é a causa mais comum de inaptidão física em crianças em países desenvolvidos. Os principais sintomas são movimentos involuntários, dificuldade de equilíbrio e de caminhar, podendo causar ainda a deterioração mental. A gravidade do distúrbio é variável de caso a caso.

Crianças cujo peso ao nascimento é muito baixo ou muito mais alto do que normal tem um maior risco de paralisia cerebral do que os bebês de tamanho médio, segundo informaram cientistas britânicos na última sexta feira.

Um estudo publicado na revista Lancet comparou dados dos nascimentos de 4.500 crianças nascidas com paralisia cerebral, e verificou que o nascimento de um bebê com baixo peso para a idade gestacional levava a uma possibilidade de quatro a seis vezes maior para ter esta inaptidão. Bebês muito grandes tiveram também um limiar de risco três vezes maior para PC.

Esta ocorrência fez com que os pesquisadores pensassem na possibilidade de que a paralisia cerebral poderia começar durante a gravidez.

Não há cura para a paralisia cerebral, mas medicamentos podem ajudar a controlar ataques epilépticos e espasmos musculares.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários