Notícias de saúde

OPS alerta sobre possível epidemia de gripe

03 de Outubro de 2003 (Bibliomed). Os ministros da Saúde dos países latino-americanos alertaram sobre a possibilidade de um surto com uma nova cepa do vírus da gripe, para o que solicitaram a todos os países da região que estejam preparados. Não somente para evitar contágios desnecessários, mas também para limitar a disseminação desta nova epidemia, que não se poderá evitar.

Durante o 44º Conselho Diretivo da Organização Panamericana de Saúde (OPS), os ministros da saúde dos países membros (que também debateram sobre violência, dengue, saúde e família, atenção primária da saúde, e programas de vacinação) elaboraram um documento que diz que ocorreu “uma alteração súbita e marcante do vírus da influenza A”, pelo que se deve ter uma especial atenção. O temor, dizem, é a aparição do mesmo seja abrupta, sem possibilidades de predizer tempo e lugar, sem existência de vacina preventiva e sem que a população tenha imunidade ao vírus.

De acordo com o informe distribuído à imprensa, os especialistas dizem que “os episódios recentes das cepas virais de origem animal que causam doenças em seres humanos podem provocar uma nova epidemia”. Neste sentido, modelos epidemiológicos projetam que outra pandemia de gripe teria possibilidade de ocasionar ente 57 milhões e 132 milhões de consultas de pacientes ambulatoriais; entre 1 e 2,3 milhões de internações, e entre 280.000 e 650.000 mortes em menos de dois anos, somente nos países industrializados.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários