Notícias de saúde

Descoberta associação entre o tamanho das porções de alimentos e o câncer

19 de Setembro de 2003 (Bibliomed). O aumento das porções servidas de comida é uma realidade internacional. Estudos demonstram que entre 1977 e 1996, as porções de alimentos aumentaram em relação a sobremesas, refrigerantes, salgadinhos, pipocas, sucos, batatas fritas, hamburgers, cheeseburgers, e comida mexicana. Apenas as pizzas diminuíram de tamanho. Demonstram ainda que os tamanhos das porções de muitos desses alimentos são até 5 vezes maiores do que quando a sua venda foi introduzida.

Agora, especialistas da International Obesity Taskforce e World Cancer Research Fund estão alertando os consumidores sobre porções extragrandes de alimentos. Segundo os pesquisadores, como conseqüência do aumento do tamanho das porções e ganho de peso da população, está sendo observado um aumento nos cânceres ligados ao sobrepeso, com 9.000 novos casos apenas na Inglaterra.

Os riscos da obesidade ligados às doenças cardiovasculares e diabetes são bem conhecidos – uma nova preocupação é a recentemente descoberta ligação entre o excesso de peso e câncer de mama, útero, cólon, rim e esôfago.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários