Notícias de saúde

Causas genéticas semelhantes relacionadas à esquizofrenia e à desordem bipolar

08 de Setembro de 2003 (Bibliomed). A esquizofrenia e a desordem bipolar (também conhecida como depressão maníaca) afetam aproximadamente dois por cento da população mundial. Elas são incuráveis, crônicas e recorrentes. Estas duas doenças mentais importantes são distúrbios relacionados, que podem ter causas genéticas semelhantes.

Isso é o que pesquisadores informaram nesta última sexta-feira, em artigo publicado na revista britânica The Lancet. Investigadores do Babraham Institute in Cambridge, na Inglaterra demonstraram que portadores das duas desordens têm anormalidades em genes-chave responsáveis por proteínas no sistema nervoso central relacionadas a um composto chamado mielina.

A mielina separa os neurônios, as células nervosas do cérebro, envolvendo-os. Os cientistas examinaram os cérebros preservados de 15 pessoas que tiveram esquizofrenia e 15 cérebros de pessoas que tiveram depressão maníaca. A análise genética do tecido foi comparada com 15 cérebros adicionais levados de pessoas sem nenhuma doença.

Os pesquisadores encontraram alterações nas proteínas que compactam a mielina. Os pacientes com ambas as doenças também têm uma redução em células do cérebro chamadas de oligodendrócitos, que produzem a mielina.

Os cientistas acreditam que, se os médicos souberem quem são as pessoas que estão sob risco das doenças, elas poderão ser tratadas antes de adquirir a enfermidade.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários