Notícias de saúde

Injeção de células-tronco pode reparar corações lesados

02 de Setembro de 2003 (Bibliomed). Um novo tratamento pode significar uma esperança futura para pacientes portadores de insuficiência cardíaca congestiva: a injeção de células tronco da medula óssea diretamente em corações que sofreram um ataque cardíaco. O tratamento permitiu minimizar as conseqüências da lesão no músculo do coração, e aliviou a insuficiência cardíaca.

Isso é o que revelou um novo trabalho apresentado ontem na cidade de Viena, na Áustria, durante o Congresso da Sociedade Européia de Cardiologia.

Os resultados do novo estudo indicam que as células injetadas têm o potencial de regenerar as artérias do coração (artérias coronárias) e que a sua regeneração reforça a função mecânica do músculo cardíaco. O estudo foi desenvolvido no Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro, numa parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Texas Heart Institute.

Foram analisados 21 doentes com doença coronária; as células foram transplantadas para o músculo cardíaco com o objetivo de criar novas pequenas artérias no coração, tornando possível um melhor fornecimento do sangue no músculo cardíaco doente. O resultado foi, segundo os investigadores, muito positivo, já que se observou um melhor fornecimento de sangue - em mais de 40 por cento - permitindo uma melhora na contração do músculo cardíaco.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários