Notícias de saúde

Transplante de Célula-Tronco Trata Lesão na Medula de Ratos

Por Emma Patten-Hitt

ATLANTA (Reuters Health) - Células-tronco cerebrais transplantadas podem reparar lesão na medula espinhal em ratos, afirmam pesquisadores.

Os ratos apresentavam um tipo de lesão espinhal que pessoas podem desenvolver após passar por radioterapia para câncer.

"Essas doenças, em que (a camada de isolamento ao redor dos) nervos é destruída, são difíceis de tratar e consistem em um verdadeiro desafio para médicos e cientistas", de acordo com M. Rezvani, do Instituto de Pesquisa, da Universidade de Oxford, no Hospital Churchill, no Reino Unido.

Rezvani e sua equipe irradiaram a parte da medula espinhal de ratos de 5 semanas de idade com uma única dose de radiação, lesando a bainha protetora dos nervos em todos os animais.

Os ratos foram divididos em três grupos 90 dias após a irradiação. O grupo de "controle" recebeu uma injeção inativa e os outros dois grupos receberam duas injeções diferentes de células-tronco na área da medula onde o dano foi feito.

Os pesquisadores descobriram que todos os animais do grupo de controle desenvolveram paralisia entre 167 dias após a irradiação, mas que 32 e 36 por cento dos ratos nos grupos recebendo o transplante de células-tronco não tiveram paralisia.

Rezvani apresentou as descobertas do estudo na Conferência da Sociedade Européia de Radiologia e Oncologia Terapêutica, em Istambul, Turquia.

"Já que esta técnica funcionou em animais de laboratório, ela pode funcionar em humanos também", disse o pesquisador.

"No entanto, ainda há um longo caminho a se percorrer antes de estarmos preparados para tentar este procedimento em pacientes."

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários