Notícias de saúde

Presença de cálcio nas coronárias relacionado à morte súbita

29 de Agosto de 2003 (Bibliomed). A presença de cálcio nas artérias coronárias sempre foi uma má notícia - sinalizando o início de uma doença cardíaca. Mas um novo estudo demonstra que a notícia pode ser ainda pior - a de que o paciente com calcificação nas artérias coronárias possa vir a sofrer morte cardíaca súbita dentro de cinco anos.

Os chamados "ataques cardíacos" (infarto agudo do miocárdio) são a causa mais comum de morte cardíaca súbita. Há muito se sabe que a aterosclerose, ou o endurecimento das artérias é uma doença que infiltra a parede arterial muito tempo antes de vir a obstruir o fluxo do sangue e causar sintomas. E mais da metade dos eventos coronários agudos, incluindo o infarto, ocorrem sem dar nenhum sinal ou aviso prévio.

Um novo estudo, preparado na Universidade de Tulane, nos Estados Unidos, e que foi publicado esta semana na revista Radiology, seguiu mais de 10.000 pessoas assintomáticas que foram encaminhadas para avaliação de fatores de risco cardíacos e avaliação coronária, por mais de cinco anos. As pessoas tinham idades entre 30 e 85 anos. Tudo os voluntários tinham um risco acima da média para doença coronária baseado em fatores de risco cardíacos comuns - como história familiar de cardiopatia, e história clínica de pressão alta, tabagismo, ou diabetes.

Cada voluntário foi submetido a um exame de imagem de tomografia computadorizada com emissão de elétrons, para determinar se havia formação de cálcio nas artérias coronárias. Nos resultados obtidos, os pesquisadores verificaram que a idade (60 anos ou mais velho) e a presença de cálcio coronário foram os fatores de risco mais fortes relacionados à morte cardíaca súbita no estudo. Observaram ainda uma relação de risco relativo duas vezes maior para os fumantes e pessoas com pressão alta.

Segundo os investigadores, a presença de cálcio coronário indica a predisposição de um indivíduo para sofrer eventos coronários agudos como acidente vascular cerebral e morte súbita.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários