Notícias de saúde

Zoloft ® é eficaz para tratamento da depressão em crianças

28 de Agosto de 2003 (Bibliomed). A eficácia, segurança, e tolerabilidade de medicamentos chamados de “inibidores da recaptação seletivos da serotonina” no tratamento de adultos com depressão importante está bem estabelecida. Destes medicamentos, o mais utilizado é a sertralina (Zoloft ®) Entretanto, poucos dados estão disponíveis nos efeitos destes medicamentos em crianças e adolescentes com depressão.

Pesquisadores americanos conduziram dois estudos internacionais idênticos, com duração de 10 semanas, randomizados, simultâneos, para avaliar a eficácia e segurança da sertralina comparada com placebo nas crianças e adolescentes com depressão importante.

O estudo, o maior a testar um antidepressivo classificado como inibidor de recaptação seletivo da serotonina, ou SSRI (em inglês), em crianças, teve como resultado que 69% dos voluntários que tomaram o medicamento melhoraram significativamente dos sintomas, comparados com 59% dos que receberam placebo.

O estudo, publicado ontem na revista JAMA (Journal of the American Medical Association), demonstrou a eficácia da sertralina como um tratamento eficaz de curta duração para crianças e adolescentes. A pesquisa foi financiada pelo Laboratório Pfizer e realizada entre dezembro de 1999 e maio de 2001 em 53 centros médicos dos Estados Unidos, Canadá, índia, Costa Rica e México.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários