Notícias de saúde

Ronco e Apnéia do Sono são Associados à Hipertensão

Por Steven Reinberg

WESTPORT, EUA (Reuters Health) - A apnéia do sono, incluindo o ronco, está associada à hipertensão, de acordo com um estudo publicado na edição de 14 de agosto de Archives of Internal Medicine.

Uma equipe de cientistas da Faculdade Estadual de Medicina da Pensilvânia, em Hershey, estudou 741 homens e 1.000 mulheres que apresentavam fatores de risco para apnéia do sono, incluindo ronco, insônia durante o dia, hipertensão e menopausa.

Cada participante preencheu um histórico médico e passou por um exame físico. Além disso, eles foram avaliados por uma noite em um laboratório de sono.

"A apnéia do sono apresentou uma associação independente com a hipertensão quando outros fatores potenciais foram controlados...", disseram Edward O. Bixler e sua equipe, da Escola Estadual de Medicina da Pensilvânia.

Além disso, eles descobriram que a associação decrescia com a idade dos participantes e "foi proporcional à gravidade da apnéia do sono". De acordo com o estudo, o sexo nem a menopausa alteraram esta associação.

Os participantes foram classificados com apnéia do sono grave, apnéia do sono moderada ou simplesmente ronco e pessoas sem apnéia do sono serviram como um grupo de controle.

Os hipertensos foram definidos como aqueles tomando medicação para hipertensão e aqueles cuja pressão era superior a 140/90 mm Hg durante o sono.

"Descobrimos um efeito de resposta à dose entre a gravidade da apnéia do sono e a presença de hipertensão", afirmou Bixler. Mesmo o ronco aumentou o risco de hipertensão, acrescentou Bixler.

"O que descobrirmos de surpreendente foi que a gravidade a apnéia do sono diminuiu com a idade, de modo que os casos mais severos são em jovens, embora a maior prevalência seja em pessoas mais velhas", disse Bixler.

Os pesquisadores acreditam que médicos "devem considerar a possibilidade de hipertensão quando qualquer tipo de apnéia do sono estiver presente e, ao mesmo tempo, devem considerar a possibilidade de apnéia do sono quando a hipertensão estiver presente".

Bixler destacou também que "é importante levar o ronco a sério. Esta não é somente uma doença social que está incomodando o parceiro ou a pessoa no fim do corredor".

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited

Faça o seu comentário
Comentários