Notícias de saúde

Anvisa divulga dados sobre infecção hospitalar no País

19 de Maio de 2003 (Bibliomed). Os resultados atualizados da Pesquisa Nacional sobre Infecção Hospitalar foram divulgados na última quinta-feira, Dia Nacional de Controle de Infecção. A pesquisa feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, avaliou a situação do controle de infecção de 60% (4.104) dos hospitais brasileiros em todos os estados do país, e subsidia o aperfeiçoamento de estratégias de prevenção e investigação das infecções.

A pesquisa mostrou que 76,1% dos hospitais têm comissão de controle de infecção formalmente nomeada e apenas 3% deles não realizam vigilância epidemiológica das infecções, o que pode dificultar a investigação dos casos e a adoção de medidas corretivas. Dentre os 72,6% que investigam os casos de infecção, 81,3% utilizam como método a busca ativa dos casos, processo de detecção recomendado pelo Ministério da Saúde.

Todas as comissões de controle de infecção nos hospitais são compostas por médicos e enfermeiros. Em 54% dos hospitais, esses profissionais participam do processo de compra de equipamentos e produtos hospitalares, favorecendo a escolha de produtos de melhor qualidade e reduzindo a incidência e a gravidade das infecções nos pacientes e profissionais de saúde.

As duas últimas etapas da pesquisa estão em andamento. Elas avaliarão o funcionamento das comissões nos municípios, a prevalência de infecções e a qualidade das ações de prevenção nas unidades de terapia intensiva. O último estudo sobre o assunto foi realizado pelo Ministério da Saúde em 1994.

Tecnologia

A Anvisa está disponibilizando, gratuitamente, para consulta e instalação, o Sistema Nacional de Informação em Serviços de Saúde (Sinais), no site www.anvisa.gov.br. Com o sistema, as informações sobre infecção hospitalar processadas pelos estados e municípios poderão ser repassadas à Anvisa por meio da internet e disquete. Elas servirão para o cálculo de índices fidedignos de infecção hospitalar e permitirão acompanhar e agir rapidamente na solução dos casos detectados. Haverá treinamento para utilização do sistema a partir de agosto. Antes, os sistemas disponíveis tinham que ser comprados pelos serviços de saúde, o que dificultava a obtenção de informações em âmbito nacional.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários