Notícias de saúde

Curso alerta para risco ocupacional em profissionais de saúde

15 de Maio de 2003 (Bibliomed). Para alertar médicos e enfermeiros sobre a necessidade de se adotar alguns cuidados simples na prevenção de acidentes com material contaminado e transmissão de doenças infecciosas, a Comissão de Epidemiologia Hospitalar do Hospital São Paulo, ligado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), promoverá, de 20 a 22 de maio, o II Curso sobre Risco Ocupacional em Profissionais da Área de Saúde.

Os principais temas discutidos serão os desafios para a prevenção de infecções transmitidas para o profissional de saúde, condutas após acidentes com material contaminado e os riscos da tuberculose no ambiente hospitalar. Entre os palestrantes estão o virologista Celso Granato, do Laboratório de Virologia da Unifesp, que falará sobre diagnóstico da pneumonia asiática; o infectologista Eduardo Medeiros, chefe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital São Paulo, que coordenará uma mesa-redonda sobre riscos e prevenção da tuberculose para os profissionais de saúde; e a virologista Nancy Bellei, que está concluindo um estudo sobre problemas de saúde que atingem profissionais da Unifesp.

O curso também terá a participação da enfermeira Ana Paula Coutinho, da CCIH do Hospital São Paulo, autora de um estudo sobre riscos de acidentes ocupacionais entre médicos e profissionais de enfermagem, que constatou que profissionais da área de saúde menosprezam riscos de acidentes com material biológico no trabalho. Segundo a pesquisa, 76% das ocorrências são causadas por manuseio, transporte ou descarte inadequado de materiais pérfuro-cortantes como agulhas e lâminas, que podem resultar em contaminação por vírus como o da Aids e da hepatite.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários