Notícias de saúde

Emoção de ver vitória no futebol pode reduzir risco de ataque cardíaco, diz estudo

23 de Abril de 2003 (Bibliomed). Assistir seu time do coração vencer uma emocionante partida de futebol pode reduzir o risco de ataques cardíacos, defende um estudo liderado pelo médico francês Frédéric Berthier. A pesquisa publicada no jornal especializado Heart contraria estudos anteriores que já haviam indicado que a paixão e a tensão presentes em uma importante partida de futebol podem provocar uma parada cardíaca. Pesquisadores britânicos já haviam observado, por exemplo, que o número de ataques cardíacos na Inglaterra aumentou em 25% quando a Argentina derrotou a seleção inglesa nos pênaltis nas oitavas-de-final da Copa do Mundo de 1998.

No estudo atual, a equipe de Berthier observou os índices de mortes por ataques cardíacos na França durante o período em que a seleção francesa venceu o Brasil na decisão da Copa do Mundo de 1998. Nos cinco dias anteriores e posteriores à partida decisiva, a média diária de mortes provocadas por ataques cardíacos entre os homens foi de 33. No dia da final, o número caiu para 23.

Uma tendência semelhante foi observada entre as mulheres. No período em torno da decisão, a média de mortes por ataques cardíacos foi de 28; no dia da final o número caiu para 18. Para os pesquisadores, o fenômeno pode ser o resultado de uma combinação dos baixos níveis de atividade física registrados quando uma pessoa está assistindo à televisão com a euforia de uma vitória, o que provocaria uma redução nos níveis de estresse.

No entanto, a médica Berlinda Linden, da Fundação Britânica para o Coração, ressaltou que o desenvolvimento de camadas de gordura dentro das artérias coronárias, que provoca doenças cardíacas, é normalmente o resultado de muitos anos e de um estilo de vida marcado por diversas características, incluindo uma dieta pobre, o hábito de fumar e a falta de atividades físicas. Segundo a especialista, em aproximadamente 70% dos casos as pessoas sofrem um ataque cardíaco quando estão descansando.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários