Notícias de saúde

Infecção e Reação Alérgica são Riscos de Quem vai à Manicure

Por Emma Patten-Hitt

NOVA YORK (Reuters Health) - Infecções e reações alérgicas são dois dos problemas mais comuns associados a manicures e esmaltes, de acordo com uma apresentação no Academia 2000, o encontro anual da Academia Americana de Dermatologia em Nashville, Tennessee.

O Dra. Phoebe Rich, professor de dermatologia da Universidade de Ciências da Saúde de Oregon, em Portland, discutiu as descobertas baseadas em resultados de estudos publicados e em casos que ela observou na prática médica.

"Basicamente, os problemas com esmaltes podem ser divididos em quatro categorias gerais - reações alérgicas a ingredientes do cosmético, reação de irritação, fatores traumáticos e infecções", explicou Rich.

Talvez o maior risco de saúde relacionado ao cuidado das unhas é a ameaça de contrair infecções de instrumentos utilizados pela manicure que não foram devidamente esterilizados - incluindo o HIV, verrugas e hepatite B e C.

“As técnicas mais honradas são esterilizar os instrumentos e eu penso que com isso os riscos diminuíram, mas ainda há riscos de infecção e é necessário que as consumidoras sejam cautelosas”, disse Rich à Reuters Health.

Os agentes causadores de alergia mais comuns encontrados em esmaltes são os compostos de metacrilato (MMA) utilizados em unhas acrílicas, substâncias com tolueno em base e formaldeído, encontrado em alguns produtos para fortalecer as unhas.

"Embora a forma líquida do MMA utilizada em unhas acrílicas tenha sido proibida em 23 estados nos EUA, a substância ainda é usada em alguns salões em promoções, pois ele custa muito menos do que alternativas de acrilato que são mais seguras", destacou Rich.

"O MMA é uma substância altamente alérgica que pode causar uma reação alérgica tão grave que toda a unha pode ser perdida. Além disso, produtos para crescer e fortalecer as unhas contendo MMA são muito mais resistentes e fortes, tornando-os mais difíceis de lixar e remover", explicou Rich.

“Embora o potencial para infecção seja bastante alto, felizmente eu penso que a maioria dos salões está agora começando a tomar precauções adequadas”, acrescentou Rich.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários