Notícias de saúde

Risco de leptospirose é maior no período de chuva

10 de Fevereiro de 2003 (Bibliomed). As fortes chuvas que estão ocorrendo no país, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, aumentam o risco de surtos de leptospirose, doença infecciosa causada por uma bactéria presente na urina de ratos. O alerta é da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que elaborou um Plano de Contingência de Vigilância em Saúde em Situações de Calamidade Pública Geradas por Inundações, em abril de 2002, com as principais recomendações para evitar a doença.

A principal medida é evitar o contato com água ou lama de enchentes, uma vez que a urina dos ratos presente em esgotos e bueiros mistura-se à enxurrada. Também é importante impedir que crianças nadem ou brinquem nas águas de enchentes ou córregos. Já aquelas pessoas que trabalham na limpeza de lamas, detritos e desentupimentos de esgotos devem usar botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos. No caso de a enchente inundar as residências, deve-se lavar chão, paredes, objetos caseiros e roupas atingidas com sabão e água sanitária, na proporção de um copo de água sanitária para vinte litros de água. Todo o alimento que tiver entrado em contato com a água deve ser jogado fora.

Outra medida importante que deve ser tomada para prevenir a doença é armazenar o lixo em recipientes bem fechados, uma vez que ele é a principal fonte de alimento para os ratos. Ele deve ser colocado na rua para a coleta pública pouco antes do lixeiro passar, e jamais deve ser jogado em córrego, bueiros ou na rua.

Os principais sintomas da leptospirose são febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (em especial, na panturrilha) e calafrios, que aparecem de sete a quinze dias após a contaminação. Ao sentir algum destes sintomas, deve-se procurar o mais rápido possível uma unidade de saúde e informar ao médico se houve contato com água ou lama de enchente.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários