Notícias de saúde

Injeção de enzima promete acabar com gordura localizada

23 de Dezembro de 2002 (Bibliomed). Perder gorduras indesejadas sem dietas rigorosas, exercícios físicos ou cirurgias plásticas. O que parece um sonho para quem deseja ficar em forma é a promessa de uma pequena empresa norte-americana de biotecnologia, que está testando um tratamento para diminuir tumores gordurosos (lipomas), através de uma única injeção da enzima colagenase. A enzima, que ocorre naturalmente no corpo, é dissolvida em uma solução salina e injetada diretamente no lipoma.

Os estudos com animais já foram concluídos e os testes em humanos, aprovados pela Food and Drug Administration (FDA), agência norte-americana reguladora de drogas e alimentos, estão em estágio inicial – começaram em junho, com 12 pacientes com lipomas de tamanho máximo de cinco centímetros. O cirurgião plástico Zachary Gerut, que está conduzindo o teste para a Biospecifics Technologies Corp, em Lynbrook, está animado com os primeiros resultados, que considera “promissores”. “Dez de 12 pacientes tiveram uma redução significativa do tamanho do lipoma, e pelo menos sete tiveram diminuição superior a 50%”, disse. A próxima fase de testes envolverá cem voluntários e começará tão logo a FDA autorize.

O pesquisador explicou que a gordura no interior de um lipoma é a mesma daquela no interior do resto do corpo, mas ponderou que se o tratamento for útil somente para os lipomas, ainda será muito significativo. Os lipomas são muito comuns e normalmente não representam nenhum perigo, mas, segundo o cirurgião, muitas pessoas sofrem de lipomas múltiplos, grandes e às vezes dolorosos, que precisam ser removidos cirurgicamente um a um. Caso os reguladores aprovem o tratamento apenas para a redução de lipomas, não há nada que impeça os médicos de prescreverem a terapia para gordura corporal, da mesma forma que o Botox é utilizado para suavizar rugas.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários