Notícias de saúde

Dia Mundial do Diabetes alerta para risco de complicações na visão

12 de Novembro de 2002 (Bibliomed). Dificuldade de foco, catarata, glaucoma e danos na retina são as principais complicações oftalmológicas provocadas pelo diabetes mal controlado. A retinopatia diabética, por exemplo, é responsável por 2% dos casos de cegueira no mundo inteiro, mas se for diagnosticada precocemente pode ser tratada. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a falta de informação do paciente associada à ausência de sintomas pode causar cegueira em 40% dos diabéticos com idades entre 25 e 74 anos, mas 50% desses casos poderiam ser evitados se os pacientes diabéticos realizassem regularmente exames oftalmológicos e mantivessem as taxas de açúcar (glicemia) sob controle.

Diante disso, o enfoque do Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro) neste ano será a importância do diabético realizar exames oftalmológicos pelo menos uma vez por ano, mesmo sem apresentar nenhum sintoma, além de manter a taxa de glicose próxima do normal, controlar a pressão arterial, parar de fumar, baixar o colesterol e mudar o estilo de vida, praticando atividades físicas e tendo uma alimentação saudável. Estima-se que 7,6% dos brasileiros com idades entre 30 e 69 anos tenham Diabetes Mellitus. Em São Paulo, essa taxa é de 9,66%.

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (www.idf.org) e tem o apoio da Organização Mundial de Saúde. A cada ano um tema é escolhido para ser enfocado. No ano passado, o destaque foi para os riscos cardiovasculares. Em 2003, o tema será Nefropatia; em 2004, Diabetes e Obesidade; e em 2005, as atenções estarão voltadas ao Pé Diabético. No Brasil, as comemorações têm o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes, da Federação Nacional de Assistência ao Diabético e da Associação de Diabetes Juvenil.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários