Notícias de saúde

Ginseng coreano pode tratar impotência

25 de Outubro de 2002.(Bibliomed) O ginseng vermelho coreano, erva considerada afrodisíaca em alguns países asiáticos, parece um tratamento eficiente para a disfunção erétil. A conclusão provém de um pequeno estudo realizado na Coréia que incluiu 45 homens com disfunção erétil.

Em algumas culturas asiáticas, o ginseng tem sido utilizado tradicionalmente para melhora da energia sexual, mas apenas alguns poucos estudos foram conduzidos para comprovação deste efeito. Logo, uma equipe da University of Ulsan e do Korea Ginseng and Tobacco Research Institute em Seul avaliaram a erva no tratamento da disfunção erétil.

Os 45 homens foram selecionados aleatoriamente para tomar ginseng ou um placebo inativo, após 8 semanas de estudo, houve uma pausa de 2 semanas e os grupos foram invertidos para tratamento por mais 8 semanas. O estudo foi publicado no The Journal of Urology.

A avaliação da disfunção erétil, desejo sexual e satisfação durante a relação foram mais altas durante o período de uso da droga ativa em comparação ao placebo, segundo os resultados. Os homens foram mais capazes de obter e manter uma ereção quando em uso do ginseng – 60% relatou melhora neste período – do que quando em uso do placebo – apenas 20% relataram melhora.

Os autores concluem que, devido ao fato de muitos homens com disfunção erétil serem dependentes de medicação para alcançar uma ereção, o ginseng vermelho coreano pode ser utilizado como medicamento alternativo.

O estudo não foi projetado para avaliar o mecanismo pelo qual o ginseng melhora a função erétil, mas os autores especulam que o efeito pode ser obtido através do aumento de produção de óxido nítrico. Os autores não acreditam que tenha havido alguma influência hormonal, já que a erva não apresentou efeitos sobre o nível de testosterona.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários