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Capacidade de leitura é influenciada por genes e ambiente

15 de Outubro de 2002 (Bibliomed). Tanto os genes quanto o ambiente são importantes fatores de influência para capacidade de leitura das crianças, indicou um estudo realizado recentemente por pesquisadores da Universidade do Colorado, em Boulder. O estudo incluiu 245 pais e filhos adotivos e 245 pais e filhos biológicos, todos envolvidos no Projeto de Adoção do Colorado - estudo de longo prazo sobre influências genéticas e ambientais no desenvolvimento comportamental, financiado pelo Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano e Instituto Nacional de Saúde Mental.

No estudo atual, os pesquisadores observaram que não houve semelhança na capacidade de leitura entre pais e filhos adotivos, e que no geral a capacidade de leitura das crianças que não foram adotadas foi semelhante àquela dos pais biológico. Além disso, determinados aspectos do ambiente de cada criança pareceram ter um grande impacto na performance de leitura. Estas influências ambientais foram específicas para cada criança – por exemplo, poderiam ser conseqüência, em parte, de professores, colegas e outras diferenças no ambiente escolar. Por outro lado, a capacidade de leitura dos pais pareceu não alterar o impacto destas influências ambientais.

Essas conclusões reforçam estudos anteriores, que já haviam comparado os resultados de versões infantis de testes de leitura para adultos, aplicados a crianças de 7 a 12 anos, aos resultados dos testes dos pais. “Como a maioria das características comportamentais, as diferenças entre a performance individual na leitura são influenciadas tanto pelos genes quanto pelo ambiente. A influência de um não exclui a influência do outro”, explicou a principal autora do estudo, Sally J. Wadsworth. Os resultados do estudo atual foram publicados na edição de setembro do Journal of Child Psychology and Psychiatry.

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