Notícias de saúde

Laser cura vício em cocaína em ratos

08 de abril de 2013 (Bibliomed). O vício em cocaína é um problema para muitas pessoas em todo o mundo. Recentemente o Brasil perdeu um dos seus maiores ídolos devido a uma overdose dessa substância – o vocalista da banda Charlie Brown Jr., o Chorão.

Uma nova pesquisa mostrou resultados promissores para o fim desse problema. Cientistas conseguiram ‘apagar’ o hábito de ratos consumirem a droga ao focarem um laser nos seus cérebros.

O vício em cocaína tem um mesmo efeito em humanos e ratos. A droga reduz a atividade no córtex pré-frontal, uma região cerebral importante para o controle de impulsos e decisões.

Para o procedimento, os pesquisadores implantaram proteínas sensíveis à luz nos neurônios dos ratos nessa região, fazendo com que eles pudessem ser ativados e desativados com a luz de um laser. Assim, quando o laser se acendia, a busca compulsiva pela cocaína era eliminada.

Novos testes analisarão o efeito desse tratamento em humanos e as possibilidades que ele oferece para pessoas que querem abandonar o vício. A pesquisa foi publicada no periódico Nature.

Fonte: Live Science, 03 de abril de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários