Notícias de saúde

Manual tira dúvidas sobre remédio manipulado

29 de Agosto de 2002 (Bibliomed). Para esclarecer dúvidas e acabar com preconceitos contra os remédios manipulados, a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) fará no dia 2 de setembro o lançamento nacional do “Manual do Consumidor de Farmácia de Manipulação”. A publicação será distribuída gratuitamente nas farmácias de manipulação espalhadas pelo país associadas à entidade e também poderá ser consultada no site www.anfarmag.com.br.

Desenvolvido por profissionais capacitados da área, seguindo recomendações do Código de Ética Médica e Farmacêutica, das leis sanitárias e do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, o manual é uma versão revista e ampliada de um manual similar lançado pela Anfarmag há cerca de cinco anos. A presidente da entidade em Minas Gerais, a farmacêutica Maria Alicia Ferrero, explica que esta nova versão enfoca os cuidados que o consumidor deve ter ao iniciar o tratamento, tanto com os medicamentos quanto no que diz respeito à relação médico-paciente e farmacêutico-paciente. A edição ensina, por exemplo, que a pessoa deve explicar os sintomas claramente ao médico e informar os medicamentos que já estão sendo usados, além da importância de se exigir uma receita legível.

O manual alerta, ainda, sobre os riscos da automedicação e busca esclarecer as principais dúvidas do medicamento controlado, verificação da validade, uso dos medicamentos na gravidez, atenção ao tempo de duração do tratamento, dose certa e horário de administração das drogas. Denúncias de fabricação de medicamentos suspeita de irregularidade podem ser feitas pelos telefones 3241.6875 (Comissão Ética da Anfarmag) e 3277-7779 (Vigilância Sanitária).

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários