Notícias de saúde

Profissionais da saúde são treinados em todo o país

05 de Agosto de 2002 (Bibliomed). O Ministério da Saúde está capacitando 15.098 profissionais das unidades básicas de saúde dos municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. As oficinas de capacitação fazem parte do Plano de Reorganização de Atenção aos Portadores de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus e tem o objetivo de melhorar o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes, além de reorganizar e ampliar o atendimento aos portadores dessas duas doenças no Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com estados, municípios e entidades representativas.

Cerca de 14 mil pessoas já foram treinadas, entre médicos, enfermeiros e profissionais de saúde de nível superior. Até agosto, devem ser realizadas 522 oficinas em todo o país. No dia 31 de julho, por exemplo, foram realizadas, em Teresina (PI), seis oficinas de capacitação para 172 profissionais de saúde que atuam nas 86 unidades básicas de saúde dos municípios mais populosos do Piauí.

Na última Campanha de Detecção de Suspeitos de Diabetes realizada pelo Ministério da Saúde, entre março e abril de 2001, foram feitos 20,7 milhões de testes de glicemia capilar e identificados 3,2 milhões de suspeitos de diabetes. Entre novembro e dezembro de 2001, foi feito um mutirão para medir a pressão, quando foram detectados cerca de um milhão de hipertensos.

Os portadores das duas doenças estão sendo vinculados à rede de saúde, para receber acompanhamento sistemático, clínico e laboratorial, além dos medicamentos necessários. O Ministério da Saúde está distribuindo gratuitamente na rede pública, para tratamento dos portadores de hipertensão, os medicamentos captopril 25 mg, hidroclorotiazida 25 mg e propranolol 40 mg, remédios considerados essenciais pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Ministério da Saúde investirá cerca de R$ 140 milhões na compra de 7,8 milhões de comprimidos, quantidade suficiente para o tratamento de 11,1 milhões de pacientes durante 12 meses.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários