Notícias de saúde

Usuários do SUS ganham novo canal de comunicação

10 de Junho de 2002 (Bibliomed). Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), poderão se informar, via internet, sobre todas as ações do Ministério da Saúde, ampliando o acesso aos serviços. O Portal da Saúde foi inaugurado no final da semana passada pelo ministro Barjas Negri. A idéia é que o novo canal de comunicação também sirva de suporte técnico para gestores estaduais e municipais.

O ministro acredita que todos que tiverem acesso ao Portal da Saúde poderão fazer avaliações sobre os serviços prestados e, dessa forma, controlar sua gestão. Será possível, por exemplo, conferir o Banco de Preços em Saúde (BPS), onde são informados os preços de medicamentos, material médico-hospitalar, insumos e serviços usados na rede do SUS. Esse recurso, além de uma satisfação à sociedade, orienta os gestores do setor de saúde a comprar produtos mais baratos.

O público alvo do portal está dividido em três grupos que são os cidadãos, gestores e profissionais de saúde. O primeiro grupo encontrará dicas de saúde para mulheres, crianças, idosos, adolescentes e para a família de um modo geral. Na área de Saúde da Mulher, por exemplo, são divulgadas informações sobre cuidados específicos como prevenção do câncer do colo do útero e de mama. Também se encontram textos explicativos sobre violência doméstica e sexual.

O Portal oferece um guia de unidades de saúde, que proporciona aos usuários encontrar endereços de hospitais com a especialidade procurada no município desejado. Outra inovação é o Viva Melhor com 23 vídeos da série “O que é que eu faço doutor?”, narrados pelo professor Dráuzio Varela. No “Fique de Olho”, estão disponíveis informações sobre os programas e projetos do Ministério da Saúde que mostram ao cidadão como os recursos financeiros estão sendo aplicados na melhoria da qualidade de vida do brasileiro. O endereço do site é o www.saude.gov.br.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários