Notícias de saúde

México entra numa cruzada contra indústria do fumo

05 de Junho de 2002 (Bibliomed). A partir de 1º de janeiro do ano que vem, a publicidade de cigarro nas rádios e televisões mexicanas estará terminantemente proibida. A decisão foi tomada pelo secretário de Saúde daquele país, Júlio Frenk. O fumo mata nada menos que cinco pessoas por hora, no México.

A medida foi um reflexo das comemorações do Dia Mundial sem Tabaco, que aconteceu na última sexta-feira. Também será proibido uso de outdoors perto das escolas de níveis básico e médio. Antes de entrar em vigor, a medida deverá ser votada pelo senado.

De acordo com o secretário, a mudança de mentalidade da indústria do fumo é urgente. Ele teme que, se ela não acontecer, o México acumule, em 2010 meio milhão de mortes ligadas ao fumo.

Todo ano, o sistema de saúde mexicano destina entre 6% e 12% do seu orçamento para assistência médica de problemas ligados ao tabaco, o que representa uma quantia de 29 milhões de pesos – quase três bilhões de dólares.

Se no México os efeitos do uso do cigarro causam preocupação, no Brasil a situação não é diferente. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), na última sexta-feira, o tabagismo é um dos principais agentes de câncer na população brasileira. A estimativa é de que esse ano sejam registrados 337.593 novos casos. O tabagismo é responsável por 90% dos tumores de pulmão, 60% dos tumores de cavidade oral, além de 60% dos tumores de esôfago.

Em 2002, a previsão é de que o câncer provoque um total de 122.600 mortes. Destas, o câncer de pulmão será responsável por 13,01% dos óbitos.

Uma das medidas que a Organização Mundial de Saúde resolveu adotar para despertar a consciência dos males do fumo, principalmente em jovens e crianças, foi criar a campanha Esporte Livre do Tabaco. A entidade quer aproveitar a realização da Copa do Mundo para mostrar que o esporte não deve ser associado ao tabagismo.

A Fifa, entidade máxima do futebol, proibiu a venda e o consumo de cigarro nos estádios onde estão sendo realizadas as partidas do Mundial. A medida foi comemorada como uma das mais importantes da campanha. O próximo evento será a comemoração do Dia Nacional de Combate ao Fumo, em 28 de agosto.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários