Notícias de saúde

Acupuntura melhora chance de gravidez na fertilização in vitro

24 de Abril de 2002 (Bibliomed). Mulheres que estejam tentando fertilização in vitro (FIV) podem se beneficiar do uso de acupuntura, segundo mostra um estudo preliminar realizado na Alemanha pelo Dr. Wolfgang E. Paulus e colaboradores do Christian-Lauritzen-Institut em Ulm.

Segundo os pesquisadores, as chances de engravidar após uma tentativa de transferência do embrião subiram de 26% para 43% em mulheres que foram submetidas a sessões de acupuntura 25 minutos antes e 25 minutos depois do procedimento de transferência do embrião. O grupo que utilizou a acupuntura e um grupo utilizado como controle eram homogêneos em termos de idade, número de embriões transferidos em uma única tentativa ou número de ciclos de tentativa anteriores. Os resultados foram publicados na revista Fertility and Sterility.

A fertilização in vitro tem sido um procedimento cada vez mais procurado por casais inférteis nos quais outras modalidades de tratamento tenham falhado. São necessários, na maioria das vezes, vários ciclos de tentativas antes de se obter uma gestação viável, o que torna o tratamento oneroso para os pacientes. No Brasil, a maioria dos planos de saúde não inclui a FIV em seus procedimentos, e o SUS não cobre os custos dos medicamentos utilizados na indução da ovulação e outros, levando o casal a gastar cerca de R$3.000 por tentativa.

A acupuntura é uma técnica de medicina oriental milenar, que envolve o posicionamento de agulhas em pontos específicos do corpo humano. Segundo a medicina oriental, a colocação destas agulhas ativa circuitos energéticos específicos, levando a efeitos vários sobre o equilíbrio e saúde do indivíduo. A acupuntura tem chamado muito a atenção da medicina ocidental, e vários estudos vêm sendo feitos para validação de seu uso em várias patologias, com resultados variados. Já existe no Brasil a especialidade médica chamada Acupuntura, onde o profissional é formado em Medicina ocidental e é formado por especialistas em medicina oriental, capacitando-o a tratar pacientes segundo este método milenar.

No estudo, as mulheres receberam tratamento por acupuntura nos meridianos do baço e estômago, em uma tentativa de relaxar o útero e melhorar o fluxo de energia da região. Elas também receberam agulhas em suas orelhas para estabilização do sistema hormonal, importante para a manutenção da gestação.

O resultado foi um aumento no desenvolvimento de gestações viáveis, segundo mostram os números expostos acima. Porém, é necessário ver os resultados com reservas, já que não se sabe ainda se a acupuntura fez efeito por meio de alterações fisiológicas ou psicológicas. Serão necessários outros estudos para esclarecimento desta questão.

A acupuntura já é utilizada hoje até mesmo na Medicina Veterinária, para alívio de condições dolorosas como entorses em cavalos de corrida. Em seres humanos, é utilizada para vários fins, desde alívio de dores da coluna até para auxílio no abandono do cigarro. É necessário realizar estudos para verificar se os efeitos observados realmente existem, e se ocorrem devido a alterações no funcionamento do corpo ou por mecanismos psicológicos. Se confirmados, este tipo de tratamento pode se tornar extremamente valioso no controle, alívio e cura de várias condições que comprometem a qualidade de vida dos pacientes.

Ao procurar por um tratamento de acupuntura, é necessário que o indivíduo pesquise muito, procurando referências do profissional que irá tratá-lo, sua formação, seus cursos. É uma área ainda pouco regulada pelos órgãos de controle, e é necessário cuidado para não se expor a pessoas despreparadas para a realização deste procedimento. O material utilizado também deve ser descartável, para prevenção de transmissão de doenças como hepatite B e AIDS.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários