Notícias de saúde

Descoberta Enzima-Chave na Clonagem, Mostra Estudo

NOVA YORK (Reuters Health) - Nos últimos anos, o mundo assistiu fascinado ao anúncio da clonagem de animais vivos. Mas os cientistas enfrentam muita pressão para explicar como isso realmente pode ser feito.

Agora, cientistas da Sangamo Bioscience, com sede em Richmond (Califórnia), e do Instituto Nacional de Saúde, em Bethesda (Maryland), descobriram que uma enzima chamada ISWI tem um papel fundamental na clonagem. Os pesquisadores divulgaram seu trabalho na edição de setembro da revista Science.

Durante a clonagem, o núcleo de uma célula é introduzido em um óvulo não fertilizado cujo núcleo foi previamente removido.

Os pesquisadores descobriram que a enzima ISWI, produzida pelo óvulo, apaga a memória do núcleo. Dessa forma, ela apaga as instruções do DNA nuclear que informam à célula no que ela deve se transformar se célula hepática ou muscular, por exemplo.

O núcleo é, então, induzido a regressar a seu estado original, indiferenciado, permitindo que após a implantação no óvulo ele dê início ao processo de divisão celular.

"Agora que sabemos sobre a enzima, seremos capazes de aumentar a eficiência da clonagem de células já diferenciadas (células que se especializaram)", disse o chefe da equipe, Alan Wolffe.

"Os cientistas também podem comandar a evolução de células-tronco para estágios específicos", explicou o pesquisador.

Um porta-voz da Sangamo disse à Reuters Health que essa descoberta tem implicações para futuras pesquisas genéticas sobre novas terapias celulares.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários