Notícias de saúde

Cuidado! Ursinhos de pelúcia podem ser perigosos!

Belo Horizonte, 05 de fevereiro de 2002 (Bibliomed). Bichos de pelúcia em salas de espera de consultórios médicos podem representar um perigo às crianças: eles podem transmitir doenças para crianças que já estejam doentes, com os sistemas de defesa fracos, e complicar ainda mais o quadro de saúde dos baixinhos.

O Dr. Paul Corwin e sua equipe analisaram o nível de contaminação dos brinquedos em seis clínicas na Nova Zelândia, e concluíram que 90% dos brinquedos de pelúcia examinados tinham níveis de contaminação por bactérias variando de médio a alto. Estas bactérias podem causar diversas doenças, como amigdalite, impetigo, diarréia, entre outras.

Outra verificação feita pelos pesquisadores foi que é difícil esterilizar os ursinhos de pelúcia e eles se contaminam novamente com muita rapidez, já que seus pêlos servem de abrigo aos germes. Os brinquedos feitos de material mais duro, como plástico e borracha, são mais fáceis de limpar e mais difíceis de contaminar, sendo provavelmente mais seguros para uso infantil.

As conclusões do estudo provavelmente podem ser extrapoladas para outros ambientes onde convivem crianças, como creches e escolinhas. As crianças têm muita propensão a levar os brinquedos à boca, e esta pode ser uma forma importante de transmissão de germes que causam diarréia, por exemplo.

A recomendação do estudo é que os ursos de pelúcia sejam banidos dos consultórios médicos. Porém, provavelmente, a recomendação também pode se aplicar a estes outros ambientes, como creches e escolas, já que a chance de exposição e contaminação é semelhante nestes dois tipos de ambientes.

Além do risco de contaminação por germes, os ursos de pelúcia podem ser prejudiciais a crianças com alergias respiratórias. A pelúcia dos brinquedos é um excelente material para armazenar poeira e ácaros, insetos microscópicos que provocam alergias respiratórias. Assim, apesar de fofinhos e bonitos, estes brinquedos podem não ser a melhor opção para as crianças, principalmente aquelas com história de alergias respiratórias, bronquite e asma.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários