Notícias de saúde

Saúde masculina é tema de palestra em hospital paulista

Belo Horizonte, 21 de Novembro de 2001 (Bibliomed). Um curso para leigos sobre doenças comuns que acometem os homens será oferecido pelo Hospital e Maternidade São Luiz, no dia 24, em São Paulo. Entre os temas abordados nas palestras gratuitas sobre saúde masculina estão câncer de próstata, impotência sexual masculina, hiperplasia da próstata e andropausa - a menopausa do homem.

Com o nome “Conversando sobre próstata e função sexual masculina”, o curso será realizado no anfiteatro da Unidade Morumbi. O evento já acontece há dois anos e é realizado a cada seis meses.

A intenção da equipe do Hospital e Maternidade São Luiz é informar a população em geral sobre os principais problemas que afetam a saúde masculina, muitos deles após os 40 anos.

Os interessados aprenderão um pouco sobre doenças mais comuns, sintomas e sinais, se é possível a prevenção, como é feito o controle anual após os 40 anos e quais as formas terapêuticas existentes. O coordenador do curso será o urologista César Milton Marinelli do Hospital e Maternidade São Luiz.

Uma das principais preocupações da equipe do hospital paulista é com o câncer de próstata, que representa a terceira maior causa de morte entre os homens no Estado de São Paulo. Levantamentos norte-americanos indicam que esse tipo de tumor é responsável pelo segundo maior número de óbitos entre homens naquele País, sendo superado apenas pelo câncer de pulmão. Os dados indicam a necessidade de maior controle para detecção precoce do câncer. As consultas anuais preventivas e de controle devem ser iniciadas o mais tardar até os 40 anos.

As chances de um homem desenvolver o câncer de próstata antes dos 40 anos, afirma o médico, é de 1 para 10 mil. Já entre os 60 e 80 anos, a ocorrência é de 1 para cada 8 homens.

Um tema recente é a andropausa – o que corresponderia à menopausa feminina em homens. A baixa hormonal provoca fadiga, cansaço muscular, redução do desejo sexual e outros fatores.

Drogas e causas da impotência sexual/disfunção erétil serão apresentadas. Os médicos irão explicar qual a associação entre o problema de ereção e outras doenças, como diabetes, infarto do miocárdio, hipertensão arterial e acidente vascular cerebral. Na América Latina, estima-se que aproximadamente 10 milhões de homens necessitem de tratamento para impotência.

As inscrições para o evento, que acontece no Anfiteatro do Hospital e Maternidade São Luiz, Unidade Morumbi (rua Engenheiro Oscar Americano, 840, bairro Morumbi, São Paulo), poderão ser realizadas gratuitamente pelo telefone (11) 3040.1584.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários