Notícias de saúde

Ortopedista condena "atletas de fim de semana" e recomenda prática regular de exercícios

Belo Horizonte, 01 de Novembro de 2001 (Bibliomed). Quem não tem o hábito de praticar exercícios físicos regulares deve evitar os tradicionais jogos de peteca, futebol ou vôlei durante os finais de semana. O alerta é do ortopedista Neylor Lasmar, especialista em joelhos e medicina esportiva.

A polêmica recomendação é um dos temas do XXXIII Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, que termina no próximo sábado, em Belo Horizonte.

Cerca de três mil médicos do Brasil e do exterior estão reunidos no Minascentro, desde ontem, para discutir novos tratamentos e descobertas científicas na área.

Segundo Lasmar, o raciocínio “antes fazer exercícios uma vez por semana do que nenhuma” é um equívoco. “Quem pensa assim está programando um problema ortopédico para as semanas seguintes.

A prática de exercícios tem de ser regular”, explica o médico. Os exercícios físicos de forma irregular ou inadequada – especialmente quando são feitos sem alongamento – sobrecarregam diferentes partes do corpo e podem causar diversos problemas, como distensão de músculos, rupturas, lesões de ligamentos e até mesmo parada cardíaca – se a pessoa já tiver algum problema cardiovascular.

Caminhar três vezes por semana, por exemplo, melhora o condicionamento físico e diminui as chances do aparecimento de lesões. Além disso, as caminhadas ajudam a controlar pressão arterial alta, colesterol, elevadas taxas de açúcar no sangue (diabetes) e obesidade.

Por causa disso, funcionam como prevenção a doenças cardíacas. Os exercícios também melhoram o humor e contribuem significativamente para a melhoria da qualidade de vida de quem os pratica. Mas lembre-se: os benefícios só aparecem quando os exercícios físicos são rotina.

Abaixo, algumas recomendações dos ortopedistas:

- Consulte um médico antes de iniciar qualquer atividade física;

- A prática de esportes é saudável, desde que os limites individuais sejam respeitados;

- Antes de iniciar qualquer esporte, o aquecimento e o alongamento são fundamentais. Eles aumentam a temperatura corporal, a força de contração muscular e previnem o aparecimento de lesões musculares;

- Se ocorrer uma lesão, aplique imediatamente gelo no local. Ele reduz o inchaço e alivia a dor;

- O alívio da dor pode não significar a cura. Por isso, o melhor é procurar um médico.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários