Notícias de saúde

I Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca acontece amanhã em Minas

Belo Horizonte, 24 de Outubro de 2001 (Bibliomed). Amanhã é o Dia do Cirurgião-Dentista. Para comemorar a data, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais realiza a I Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia (CRO-MG) e a Faculdade de Odontologia de Cataguases.

Em Belo Horizonte, a abertura do evento será feita na Igreja Nossa Senhora de Fátima, às 8 horas, com a presença do secretário de Estado da Saúde, Carlos Patrício. Logo depois, dentistas vão para praça da Assembléia Legislativa abordar os "passantes".

O objetivo é sensibilizar e educar a população sobre a importância do auto-exame da boca. A doença não provoca dores e, por isso, o auto-exame é essencial no diagnóstico precoce. Na fase inicial, o câncer de boca tem cura. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente neste ano vão surgir mais de 10 mil novos casos da doença e - o pior – mais de três mil brasileiros vão morrer.

Em Minas, a previsão do Inca é de 1.090 casos novos e 300 mortes. Os dados revelam que o câncer de boca mata muito mais homens do que mulheres no Estado. A taxa bruta de óbitos no sexo masculino é cerca de 2,6 casos por 10 mil homens e 0,7 casos por 100 mil mulheres. Hoje a doença é a sétima causa de mortalidade por câncer em homens e a décima nas mulheres.

Correm mais risco de desenvolver o câncer de boca pessoas acima de 35 anos, que fumam e/ou consomem bebidas alcoólicas, ou que possuem próteses mal adaptadas e dentes fraturados.

Os sintomas mais comuns são: feridas nas mucosas e na boca, que demoram mais de três semanas para cicatrizar; nódulos ou caroços que aumentam de tamanho e sangramentos freqüentes nas gengivas e mucosas não provocadas pela presença de placas bacterianas. O ideal é procurar o consultório odontológico assim que aparecer qualquer um desses sinais ou, pelo menos, uma vez por ano.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários