Notícias de saúde

Cresce Incidência de Câncer de Mama Entre os Homens

Brasília, 15 (Agência Brasil - ABr) - O câncer de mama também ataca os homens. Apesar de raro - a proporção é de 100 casos em mulheres para cada homem -, a incidência deste tipo de câncer tem crescido. "Uma das causas do aumento poderia ser o uso de anabolizantes", disse o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia do Distrito Federal, Sérgio Zerbini Borges, em entrevista a Radiobrás.

Ele explicou que o câncer de mama masculino é similar ao feminino. "As causas são ainda pouco conhecidas, obedecem aos mesmos princípios e o tratamento, dependendo do caso, exigirá também radioterapia, quimioterapia e cirurgia".

A mama masculina, embora pequena e com menor quantidade de parênquima (tecido constituído de células destinadas a uma ou mais funções específicas), sofre as mesmas influências, alterações e anormalidades da mama feminina.

"Dessa forma", explica o mastologista, "apesar de ainda ser desconhecido o fator que especificamente desencadeia o câncer de mama masculino, sabemos que tanto o álcool, as drogas quanto o fumo são contribuintes para o aparecimento da doença. O aumento do uso de anabolizantes poderia ser também uma das causas desse tipo de mal".

Zerbini Borges afirma que o diagnóstico do câncer de mama masculino é bastante simples: "O tumor masculino se inicia mais freqüentemente atrás da papila (bico do seio) e é fácil detectá-lo pela conformação mais plana da mama masculina", "De qualquer forma", adverte o médico, "para que a cura seja possível, o diagnóstico precoce é fundamental, assim como cuidados com a vida mais saudável, longe de substâncias cancerígenas". (Débora Xavier)

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários