Notícias de saúde

Aumenta a incidência de câncer em São Paulo

Belo Horizonte, 21 de Novembro de 2001 (Bibliomed). Uma pesquisa feita pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) revelou um crescimento expressivo no número de casos de câncer em pessoas que moram em São Paulo. O levantamento aponta que, nos últimos cinco anos, os casos aumentaram de 30 mil para 40 mil.

O crescimento é atribuído, pelo médico Antonio Pedro Mirra, coordenador do Registro de Câncer em São Paulo, do Departamento de Epidemiologia da FSP, ao envelhecimento da população. Segundo o médico, com o avanço da idade, as pessoas ficam mais expostas aos fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento do câncer.

O estudo mostrou que diversos tipos de câncer sofreram aumentos. O de pele, por exemplo, cresceu cerca de 30% a 40% em mulheres e homens. Entre as mulheres, os casos de câncer de cólon e reto aumentaram 10%, os de mama, 20%, e os de tireóide, entre 2,5% e 4,5%.

Nos homens, que se tornaram mais conscientes no que diz respeito à prevenção, dobrou a incidência do câncer de próstata. Os índices da doença passaram de 412,9 casos para cada 100 mil homens, em 1993, para 495,2 para cada 100 mil homens, em 1998.

Uma boa notícia trazida com os resultados da pesquisa foi a de que, de maneira geral, diminuíram os óbitos no mesmo período, em razão de melhorias e avanços no tratamento da doença. A mortalidade aumentou entre os homens apenas nos casos de câncer de próstata, melanoma, tumores nos rins e linfomas. Entre as mulheres, a mortalidade cresceu nos casos de câncer de pulmão.

Os dados da pesquisa foram coletados pela FSP em 369 fontes de informação. O trabalho é o mais recente registro de câncer em São Paulo. Os resultados, que serão encaminhados aos órgãos de saúde, estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.fsp.usp.br/rcsp. O médico coordenador da pesquisa acredita que reduzir os casos de câncer depende de programas e campanhas de prevenção da doença. Ele afirma que o ideal é que levantamentos como este sejam feitos todos os anos.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários